No Dia Mundial da Infância, celebrado nesta quinta-feira (21), os Serviços de Convivência de zero a 17 anos da Afasc, que funcionam dentro dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), realizaram junto com crianças e adolescentes, diversas atividades de orientação de proteção, promoção da primeira infância e brincadeiras, alusivas à data.
“Cuidar da primeira infância requer cuidados desde a gestação, e diariamente na vida dos pequenos, não pode faltar estímulos que são indispensáveis para o desenvolvimento de cada fase. Nessa quinta-feira, cada Serviço, preparou atividades, que levassem as crianças e adolescentes a entender mais sobre os direitos fundamentais e a importância de proporcionar ações que possibilitem o desenvolvimento integral das crianças, já que é nessa idade que se fortalece as bases cognitivas e socioemocionais que as acompanharão o resto da vida”, comenta a coordenadora, Ana Meller.
Dia Mundial da Infância
O dia 21 de março foi instituído pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) como Dia Mundial da Infância. A data tem por objetivo promover uma reflexão sobre a defesa dos direitos das crianças.
De acordo com a Lei nº 13.257/2016, a primeira infância é o período que abrange os primeiros 6 (seis) anos completos. A referida Lei estabelece princípios e diretrizes para a formulação e a implementação de políticas públicas para a primeira infância em atenção à especificidade e à relevância dos primeiros anos de vida no desenvolvimento infantil e no desenvolvimento do ser humano, em consonância com os princípios e diretrizes da lei nº 8069/1990, conhecida como Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Texto: Milena dos Santos – SC 04205 JP
Fotos: SCFV/Afasc