Adolescentes representantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de zero a 17 anos da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc), representantes de organizações sociais, serviços e equipamentos públicos que atendem crianças e adolescentes, participaram nesta segunda-feira (26), da 11ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento que foi promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Criciúma, foi realizado no auditório Ruy Hulse, da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc).
Segundo a coordenadora do SCFV, Maria Lauridia da Silva, estimular a participação social e o exercício da cidadania é um dos principais objetivos do serviço de convivência. “A conferência marca um momento muito importante para nosso serviço e para a rede de proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente como um todo. O envolvimento dos adolescentes em eventos como este representa um avança para o município e queremos continuar avançando cada vez mais”, comenta a coordenadora.
Para preparar os participantes para as atividades desta segunda, na tarde da última sexta-feira (23), os adolescentes participaram de uma pré-conferência, realizada no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Santa Luzia, com o objetivo de conhecer os órgãos como o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA) e os Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e ressaltar a importância da participação dos mesmos nas decisões que dizem respeito às políticas públicas e a rede de proteção e defesa de direitos para esta população.
Texto: Comunicação Afasc
Fotos: SCFV Afasc