Idosos, crianças e adolescentes reunidos e convivendo em um mesmo lugar. Este é o objetivo das atividades intergeracionais que serão realizadas até esta quinta-feira, dia 21, no Centro de Convivências da Terceira Idade da Afasc (Associação Feminina de Assistência Social). Fortalecendo os laços e o diálogo entre gerações, gincanas recreativas e colaborativas mesclam o público da terceira idade com integrantes dos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).
Divididos em dois grupos com faixas etárias mistas, um verde e outro vermelho, os convidados participaram de diferentes jogos. Houve também música e café da tarde. “O intuito destes encontros é desenvolver a socialização entre as gerações, fortalecendo as convivências e os vínculos que já são comuns entre famílias e comunidades”, esclarece o coordenador do Centro de Convivências, Daniel Cripriano.
Ao final das atividades, todos os envolvidos ganharão certificados de participação nas oficinas realizadas durante a semana. Até o último dia, as atividades devem alcançar e beneficiar mais de 200 pessoas incluídas nos serviços Afasc.
Respeito entre gerações
Nesta tarde, o primeiro grupo foi representado por 19 idosos e 29 crianças e adolescentes do CRAS Tereza Cristina. Conforme a orientadora do centro, Simone Feltrin da Rosa, esta é uma chance de ensinar para as crianças valores de convívio com os mais velhos. “Nesta oportunidade podemos desenvolver o respeito, a interação, os laços de afetividade e de tolerância. Muitas vezes, isso falta no dia a dia das crianças”.
A experiência também é enriquecedora para os idosos. “Estou adorando a tarde de hoje. Eu tive 10 filhos, por isso, tenho muitos netos e bisnetos. Acabo me divertindo muito em estar com as crianças”, fala Isominda dos Santos Silva, de 86 anos.
Texto: Denise Possebon
Fotos: Alisson Bombana