A Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) marcou presença no desfile cívico de 7 de Setembro, realizado neste domingo (7), na rua da Gente, em comemoração à Independência do Brasil. Cerca de 70 pessoas desfilaram representando todos os setores da instituição.
Estiveram presentes colaboradores e participantes dos Centros de Educação Infantil (CEIs), Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Estação Cidadania, Ritmo e Saúde, Clubes de Mães e Grupos de Idosos. A diversidade dos setores mostrou a amplitude do trabalho social desenvolvido pela entidade e reforçou seu compromisso em promover inclusão e cidadania.
Para a presidente de honra da Afasc, Gisele Bolan, a participação no desfile simboliza a integração da entidade com a comunidade criciumense. Segundo ela, a data é uma importante oportunidade de valorizar a história do país.
“Estar presente neste momento cívico com tantas famílias, crianças, jovens e idosos mostra a força da Afasc. Somos uma instituição feita de pessoas para pessoas, e ver todos juntos, celebrando a Independência do Brasil, reforça nosso propósito de trabalhar pelo bem coletivo", ressaltou.
A diretora executiva da Afasc, Ângela Maria de Souza Fontanela, também ressaltou a importância da participação da entidade no evento. Para ela, participar do desfile cívico é mais do que uma tradição, é uma oportunidade de reafirmar valores que unem a sociedade.
"Nossa instituição social e educacional tem a missão de cuidar, educar e transformar vidas. Cada criança, jovem, idoso e mãe, cada família atendida é parte dessa história que construímos juntos. Neste momento, celebramos não apenas o amor à nossa pátria, mas também o compromisso diário da nossa missão institucional, que é transformar realidades", afirmou.
Casados há 52 anos, José Antônio dos Santos e Terezinha Pereira dos Santos, desfilaram pela primeira vez representando o Grupo de Idosos. "É muito legal, para a minha vida, participar do grupo. Nós éramos muito sozinhos em casa e frequentar as oficinas foi muito importante. A gente melhorou muito, inclusive nosso relacionamento, é maravilhoso", frisou Antônio.
A fanfarra da Afasc, composta por 60 integrantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para crianças e adolescentes de 0 a 17 anos, também foi destaque. Com entusiasmo e dedicação, eles trouxeram energia e emoção ao público presente, tornando a passagem da associação ainda mais marcante.
Com o desfile, a instituição reforçou valores como o respeito, a cidadania, a solidariedade e a esperança no futuro. Além disso, deixou um lembrete que o Brasil ideal começa na educação, na solidariedade e no trabalho coletivo.
Texto e fotos: Manuela Linemburger