
Participantes voltaram às atividades nesta segunda-feira (2) com foco em convivência, saúde e fortalecimento de vínculos
“Estou transbordando de alegria por estar de volta”. A frase dita pela participante Elisabete Flauzino, resume o sentimento de quem aguardava ansiosamente pela retomada das atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Pessoa Idosa (SCFVI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc). Os atendimentos retornaram nesta segunda-feira (2), com oficinas e encontros no Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI), no Parque das Nações, e nos 56 Grupos 60+ espalhados pelos bairros do município.
Bete, como é conhecida pelos amigos, participa das oficinas há cinco anos. Para ela, as atividades vão muito além do lazer. “Foi muito bom rever os professores, os amigos, e passar a manhã com eles. É muito gratificante para a gente”, contou. A rotina inclui momentos de conversa, oficinas e práticas que estimulam corpo e mente, tornando a semana mais leve e cheia de significado.
Deonilda Pssi Bernardo é uma das participantes que frequenta o CCTI e o Grupo 60+ da Mina do Toco. “É tão bom voltar a encontrar o pessoal do bairro, sair um pouco de casa. A gente ficou parado nas férias e agora todo mundo está animado para recomeçar. Eu já participo há muito tempo, fui voluntária por mais de 20 anos e hoje estou aqui como participante”, ressaltou.
As atividades promovidas no CCTI e nos Grupos 60+ têm como propósito incentivar o envelhecimento ativo, fortalecer laços familiares e comunitários e ampliar a participação social. Seja nas oficinas de dança, artesanato, jogos ou nas atividades físicas, cada encontro é pensado para promover autonomia, autoestima e bem-estar, criando um ambiente onde cada história de vida é valorizada.
Para a presidente de honra da Afasc, Gisele Bolan, o retorno do SCFVI representa mais do que a volta das atividades. “Cada participante traz consigo uma trajetória única, e nosso compromisso é oferecer espaços onde eles se sintam acolhidos, respeitados e motivados a viver novas experiências. Queremos que o Serviço do Idoso continue sendo um lugar de pertencimento e alegria”, destacou.
Como se inscrever
As pessoas interessadas em participar das oficinas do CCTI devem comparecer ao espaço, no Parque das Nações, e agendar um horário para matrícula. Para efetivar a inscrição, é necessário apresentar carteira de vacinação atualizada, documento com foto, comprovante de residência de Criciúma e, caso utilize, lista de medicamentos.
Para participar dos Grupos 60+, é preciso procurar o grupo do bairro onde reside e apresentar CPF e comprovante de residência. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. Informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3445-8960 ou pelo WhatsApp (48) 99919-0730.
Texto: Manuela Linemburger




