A Estação Cidadania - Cultura de Criciúma (Praça CEU), integra num mesmo espaço programas e ações culturais, práticas esportivas e lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e de inclusão digital, para promover a cidadania em território de alta vulnerabilidade de Criciúma. Por meio de uma parceria entre Governo Federal, através do Ministério da Cultura (MinC) e município, Criciúma recebeu no dia 17 de setembro de 2018, o "Centro de Artes e Esportes Unificados - Praça CEU", tendo seu nome alterado para "Estação Cidadania - Cultura" pela Portaria nº 876 de 15 de maio de 2019, do Ministério da Cidadania. O espaço está instalado no bairro Progresso e é administrado pela Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (AFASC) e Fundação Cultural de Criciúma (FCC), disponibiliza oficinas de Ecoarte, funcional, karatê, jiu jitsu, futsal, alfabetização e reforço escolar, danças urbanas, balé e leitura criativa para crianças, adolescentes e famílias. Este espaço cultural mede 3.000m² e possui pistas de skate, pista de caminhada, playground, duas salas multiuso destinadas a oficinas, sala de multimídia com 12 computadores, biblioteca com acervo de livros e também títulos em braille, cineteatro, quadra poliesportiva com material esportivo para adultos e crianças, incluindo materiais para deficientes visuais. A política de Assistência Social da Estação Cidadania - Cultura é referenciada ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS Santa Luzia).
A biblioteca, pista de caminhada, pista de skate, o parque infantil, a quadra poliesportiva e o cineteatro nos horários que não há atividades programadas e com horários agendados são também espaços disponibilizados para a comunidade pelas escolas e entidades da rede socioassistencial.
A adesão às atividades é feita por demanda espontânea e afinidade, respeitando os ciclos de vida e ao público encaminhados pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família (PAIF) do CRAS cujo o serviço a ser acessado está referenciado ao CRAS Santa Luzia.
Como participar das atividades:
Para participar das oficinas, os interessados devem se dirigir a secretaria da Estação Cidadania munido de documentos pessoais e realizarem seu cadastro.
Coordenadora: Sandra Regina Pereira
Secretária: Ana Karolyne Lima
Horário de atendimento:
De segunda a sexta-feira: Das 12h às 20h
Finais de semana funciona com horários alternados.
Contato: (48) 3442-0922